segunda-feira, 7 de março de 2016

15 HABILIDADES DE PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARES MAIS PROCURADAS




Quais são as linguagens de programação mais populares atualmente? Nos EUA, segundo o site Olhar Digital, o famoso site ReadWrite publicou um ranking dessas linguagens em pesquisa baseadas no também mundialmente conhecido site de empregos Indeed.com.

Embora não seja algo em que nós devemos inteiramente nos basear para orientar nossa carreira, seja devido à abrangência do mercado norte-americano e à própria confiabilidade dessa pesquisa, ao menos ela nos dá uma amostra da demanda atual por habilidades de programação.

Se sua habilidade aparece nessas e outras listas do tipo, podemos sim creditar um certo nível de confiabilidade, o que lhe daria um pouco mais de segurança para continuar investindo nessas habilidades.

Com a volatilidade do mercado de TI, esta pratica de monitoramento é recomendada, pois nos ajuda a acompanhar melhor as tendências e assim manter-nos atraentes, mais valorizados no mercado de trabalho.

15º Ruby

A linguagem pode ter quase 20 anos, mas ainda aparece forte. Desde 2005, com a criação do Ruby on Rails popular framework para aplicações da web, a linguagem ganhou ainda mais popularidade.

14º ASP.NET

A plataforma para desenvolvimento web da Microsoft é um pouco controversa, mas ainda é a favorita de muitos programadores e, principalmente, das empresas que os contratam.


13º AJAX

O recurso foi popularizado por aplicações como Google Maps e o Gmail e foi responsável pela revolução de recuperar dados no plano de fundo, sem recarregar a página. Isso não é mais novidade, mas ainda é bastante popular, utilizado em combinação com HTML, CSS, JavaScript e XML para construir aplicativos web assícronos.

12º Objective-C

A linguagem de 30 anos ainda é o núcleo de desenvolvimento para os sistemas da Apple, incluindo o iOS. Dada a popularidade do sistema, principalmente no exterior, é compreensível o interesse por profissionais com esta capacidade.

11º PHP

O PHP é gigante. Mais de 20 milhões de sites funcionam com esta linguagem, incluindo páginas gigantes como o Facebook e a Wikipedia. Blogs no WordPress também usam PHP.

10º Python

A linguagem de uso geral é conhecida por seu código limpo e eficiente e é bastante usada por grandes corporações como o Google e a NASA. O Dropbox também é escrito em Python.

9. Perl

O Perl pode ter sido bastante popular nos anos 90, com os scripts em CGI, mas ainda é bastante utilizado para o desenvolvimento web e uma grande variedade de utilizações pelo seu dinamismo. Ele pode ser usado até para criação de jogos e bioinformática.

8. C

Ela existe desde os anos 1970, mas ainda é bastante difundida. Pode não ser tão atraente quanto as linguagens mais modernas, mas ainda é a base de inúmeros softwares básicos.

7º C#

Não confundir com o C, ou C++. A linguagem foi desenvolvida pela Microsoft em 2000 para competir com o Java. Sem entrar no mérito no que é melhor, o fato é que as empresas estão procurando, e muito, programadores em C#.

6º XML

Outra linguagem extremamente difundida que é a base do RSS e do XHTML, que também é utilizada em aplicações para desktop como o Word e o Adobe InDesign.

5º C++

Também é utilizada no centro de sistemas operacionais, bem como seu predecessor, o C. Ainda é amplamente utilizada e importante.

4º JavaScript

A linguagem é responsável por tornar a web interativa, principalmente agora que o Flash tem perdido espaço com a força dos tablets e smartphones e, por isso, cada vez mais talentos nesta área são necessários.

3º HTML

É natural que a linguagem que é o coração de todas as páginas da web tenha sempre uma alta demanda, mesmo com a proliferação dos aplicativos mobile. O HTML5 está ganhando cada vez mais força, mas a linguagem é mais do que uma “moda”, seguindo sempre como o esqueleto da web por um futuro próximo.

2º Java

Mesmo com críticas e problemas de segurança, ainda há uma demanda pesada de aplicações em Java. Inclusive, o Google usa o Java como base para o desenvolvimento de aplicações para o Android, um setor que não deve esfriar em pouco tempo.

1º SQL

A linguagem para gerenciamento de banco de dados segue em alta demanda, mesmo com a popularização recente do NoSQL. Dado o volume gigante de informação que é gerado diariamente, não é surpresa que a habilidade de ajudar a gerenciá-las seja tão valiosa.

0 comentários :

Postar um comentário